Tools
E-mail Imprimir PDF

Plataforma Webcasting UniverTV



O advento da convergência de mídias digitalizadas vem revolucionando as formas de comunicação, modificando padrões de comportamento dos usuários de TV, computador e telefonia. Vem também multiplicando as possibilidades de difusão de conteúdo, ampliando as perspectivas de inovação no campo da informação e do entretenimento, criando novas oportunidades para o mercado audiovisual.

Neste cenário, apresentamos a quinta geração do veículo Televisão: A “UniverTV” é um sistema de software construído para WEB e TV que comporta a produção, exibição e distribuição de conteúdos e programas interativos. Este artefato é integrado a Plataforma da Rede de Rádio e TV das Instituições Federais de Ensino Superior (REDEIFES). Esta plataforma fornece funcionalidades para a manipulação de mídias e serviços específicos para a autoria, hospedagem e execução de programas interativos concomitantes para Web e TV.

A estrutura da plataforma UniverTV utiliza o conceito de arquitetura em camadas MVC (Model View Controller) o que facilita o acoplamento de novos mecanismos e artefatos de software de forma continua, com impactos reduzidos em relação ao conjunto do sistema. Suas aplicações estão distribuídas em três ambientes de utilização distintos: visão, controle e modelo.

A camada de visão é responsável por formatar os dados que serão exibidos em navegadores web, como por exemplo, a página de formulário utilizada na edição de informações sobre usuários. A camada de controle é responsável pelo gerenciamento do fluxo de informações e validações requeridas pelo usuário, como por exemplo, a navegação entre uma página e outra. A camada de modelo é responsável por tratar todas as regras de negócio da aplicação, como por exemplo, converte os vídeos enviados em formato específico de exibição e armazenar todas as informações na base de dados.

fluxograma_webcast

A Plataforma Webcasting UniverTV se enquadra em um novo paradigma para o veículo televisão. Esta nova modalidade de Televisão pode operar em rede com outros canais de mesma natureza e ainda se articular a veículos multiplataforma, tais como, TV Digital (TVD), TV por banda larga dedicada (IPTV) e TV por celular (móbile TV).
A UniverTV mescla o conceito de TV (simultaneidade) com o conceito de Internet (instantaneidade e interatividade) proporcionando ao “tele-usuário” uma nova experiência de se assistir TV. Em um ambiente híbrido o telespectador pode assistir em seu aparelho de televisão a programação que preferir, bastando para isso, interagir com a interface web que é disponibilizada com apenas um click ou um movimento no acessório utilizado pelo usuário para acessar o conteúdo desejado, aplicando na prática o conceito de multiprogramação, em três formas distintas, quais sejam:

• Diária (programação disponibilizada em tempo real e de forma síncrona);
• On-line (programação disponibilizada em múltiplos canais, de forma assíncrona);
• Personalizada (com grade de programação montada pelo próprio tele-usuário, de forma assíncrona).

O público terá também a opção de escolher em que ambiente prefere assistir os programas escolhidos (modo TV ou modo WEB) através de funcionalidades que exportam o conteúdo exibido em interface web para formato de exibição em TV Digital.

Neste sentido, conclui-se que tecnicamente existe uma quantidade maior de possibilidades de integração de diferentes serviços na solução webcasting. Primeiro, porque a WEB é, de fato, uma rede de fácil integração de vários serviços digitais. Segundo, a Internet tem evoluído muito rapidamente, as velocidades de acesso têm aumentado, o número de usuários online em busca de conteúdos audiovisuais sobem exponencialmente no mundo inteiro e os custos operacionais vem se reduzindo.

Contato Lab3D

Cidade Universitária (UFRJ)
Rio de Janeiro - Brasil

Centro de Tecnologia CT
Laboratório de Realidade Virtual
COPPE/UFRJ

Bloco I (subsolo) - sala 044/A

Telefone: 3938-8316

Redes Sociais


Enquete

O que você achou do novo site do Lab3D?