Tools
E-mail Imprimir PDF

EvolTrack - Uma Visão da Evolução do Software

 

Às vezes é importante conhecer não apenas o estado atual do software, mas também compreender sua evolução até um certo ponto no tempo. Com o EvolTrack, é possível navegar entre versões e verificar como o sistema foi modificado desde o início do projeto de desenvolvimento. Esta visão é particularmente útil para desenvolvedores que precisam efetuar manutenção em um código com o qual não estão familiarizados, necessitando de algum entendimento de decisões de projeto.

O projeto EvolTrack contempla uma infraestrutura flexível e reutilizável para incorporar diferentes tipos de sistemas de visualização. Este ponto de variação provido pela ferramenta está baseado em fontes de dados e métodos visuais utilizados para representar esta informação.

A arquitetura do EvolTrack é composta de quatro componentes principais, representados esquematicamente como se segue:

 

img_evoltrack1

 

• Datasource Connector (conector de fonte de dados): responsável por extrair informações históricas de projetos para um determinado tipo de fonte de dados, gerando um modelo a partir dos mesmos.

• Model Transformer (transformador de modelos): componente opcional que adiciona informações contextuais ao modelo, enriquecendo-o com detalhes do projeto calculados pela ferramenta, tais como métricas e indicadores;

• Kernel (núcleo): possui o propósito de gerenciar a informação extraída do Datasource Connector, mantendo sua rastreabilidade e orquestrando o fluxo de informação a ser apresentado. Possui também um mecanismo de persistência e especifica as interfaces de comunicação com os Datasource Connectors e View Connectors;

• View Connector (conector de visualização): transforma a informação obtida ao longo do tempo em abstrações visuais, de forma a facilitar sua compreensão.

O EvolTrack foi criado e é mantido pela Equipe de Reutilização de Software.

Contato Lab3D

Cidade Universitária (UFRJ)
Rio de Janeiro - Brasil

Centro de Tecnologia CT
Laboratório de Realidade Virtual
COPPE/UFRJ

Bloco I (subsolo) - sala 044/A

Telefone: 3938-8316

Redes Sociais


Enquete

O que você achou do novo site do Lab3D?