Projetos de Pesquisa

Projeto VisAr3D

VisAr3D: Ambiente 3D de ensino-aprendizagem para permitir a exploração e a interação do aluno da disciplina de Modelagem de Sistemas:

A abordagem VisAr3D – Visualização de Arquitetura de Software em 3D, que foi desenvolvida dentro de uma pesquisa de doutorado, é uma proposta inovadora a ser introduzida em sala de aula. O objetivo é proporcionar a exploração e interação de modelos UML através da visualização 3D. O aluno é convidado a, intuitivamente, compreender os elementos de modelagem e suas relações neste ambiente tridimensional. Ela estabelece uma atividade de aprendizagem prática e agradável, focando em sistemas de grande escala. É uma nova forma de visualizar e compreender os modelos UML, combinando as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Diagramas 3D são gerados, automaticamente, a partir de diagramas 2D existentes e são capazes de fornecer uma semântica mais rica do que seus correspondentes em 2D.

Link para a publicação: http://reuse.cos.ufrj.br/files/publicacoes/doutorado/Dou_ClaudiaSusie.pdf

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VisAr3D-Dynamic

O VisAr3D-Dynamic constitui-se como o primeiro desdobramento deste trabalho. Esta pesquisa de mestrado disponibiliza a visualização de concorrência por meio de Realidade Virtual combinada com técnicas de animação em modelos UML comportamentais, inseridos em um ambiente virtual 3D. Com estes recursos interativos, disponibiliza-se uma nova técnica de depuração visual com a finalidade de apoiar a compreensão de conceitos sobre programação com múltiplas threads e identificação de problemas recorrentes, tal como deadlocks, em sistemas complexos orientados a objetos.

Link da publicação: http://reuse.cos.ufrj.br/files/publicacoes/mestrado/Mes_Filipe.pdf

Link para o vídeo 1:
http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=video_svrmp4&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

Link para o vídeo 2:
http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=video-de-demonstracao-da-visar3d-dynamicmp4&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

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VMAG 3D – Visualização de Modelos de sistemas Assistida por Gestos

Uma outra pesquisa de mestrado, inspirada pela abordagem VisAr3D, é a ferramenta VMAG 3D – Visualização de Modelos de sistemas Assistida por Gestos – para o apoio da visualização de modelos de sistemas controlada por gestos capturados por um sensor Kinect. Esta ferramenta visa dar suporte ao ensino da disciplina de Modelagem de Sistemas, usando o controle por gestos como atrativo aos usuários.

Link para a publicação: http://reuse.cos.ufrj.br/files/publicacoes/mestrado/Mes_Sergio.pdf

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Projeto de TV Digital

Plataforma TVer-OTT (over-the-top) Hipermídia Experimental Aplicada a Internet, cuja versão spin-off é acessada em (http://www.coppetv.coppe.ufrj.br).
Pesquisa na camada de aplicações e potencialidades da camada de middleware; Ambientes Hipermídia: Desenvolvimento de ferramentas, aplicativos WEB e frameworks de apresentação declarativa para sistema de informações; Desenvolvimento e aprimoramento continuado da plataforma hipermídia TVer, como um ambiente híbrido de difusão  de conteúdos audiovisuais interativos lineares e não-lineares.

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Projeto de Jogos e Aplicativos interativos 3D

ReqJourney

É um jogo sério desenvolvido no Lab3D entre 2023 e 2024 como parte de um projeto de iniciação científica. O jogo foi criado para apoiar o ensino de Engenharia de Requisitos, uma subárea da Engenharia de Software, utilizando elementos de gamificação. Implementado na plataforma Gather Town — um ambiente de Metaverso 2D — o jogo permite interação em tempo real entre os participantes, que se conectam por meio de avatares.

No jogo, você assume o papel de um novo contratado em uma empresa de software fictícia chamada Techlândia. Sem experiência, seu desafio é cumprir uma tarefa dada pelo chefe: coletar requisitos de software para um cliente. Para isso, os jogadores exploram os diferentes andares da empresa, visitando setores variados para obter dicas e adquirir conhecimentos essenciais para a missão.

ReqJourney é estruturado em fases e ensina conceitos fundamentais de Requisitos de Software, como tipos de requisitos e elicitação, por meio de tarefas interativas e diálogos com personagens não jogáveis (NPCs). O jogo é jogado em dupla, incentivando a colaboração entre os participantes, e a dupla vence ao completar a tarefa de forma eficiente.

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Unseen

É um jogo digital imersivo, desenvolvido entre 2021 e 2022, como um trabalho de iniciação científica, que foi desenvolvido especialmente para proporcionar uma experiência única aos jogadores cegos. Seu público-alvo inclui também o público vidente. O jogo se passa em um salão do museu “Obras Raras”, que expõe três obras de arte, e o jogador é desafiado a encontrar pistas e decifrar enigmas pelo salão, explorando todo o cenário através das interações para encontrar itens ocultos. Ao interagir com objetos, obras de arte, pessoas (funcionários e visitantes) e mini-jogos, o jogador é conduzido a desvendar o mistério e descobrir qual das obras de arte é falsa, levando-o a ganhar o jogo. Com uma jogabilidade envolvente e acessível, Unseen oferece uma oportunidade única para pessoas com deficiência visual experimentarem uma experiência imersiva em um jogo digital.

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MetricRA

MetricRA é um protótipo de simulador. O objetivo é mostrar, na prática da engenharia de software, as métricas mais importantes: coesão e acoplamento, de forma que o aluno possa identificá-las, interpretá-las e, por fim, aplicá-las em seus trabalhos futuros. Ele tem o objetivo de ser uma ferramenta de Realidade Aumentada de aprendizagem prática, interativa e em tempo real. Os elementos 3D aparecem associados com os aspectos mais variados da área de ensino de Engenharia de Software, abordando desde os conceitos mais básicos até o processo de criação de um software.

Link para o vídeo:
http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=metricramp4&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

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Nutrição

Em parceria com o Instituto de Nutrição da UFRJ, esta aplicação é um jogo interativo que permite ao usuário fazer escolhas saudáveis, quanto aos alimentos consumidos, se exercitar e beber bastante água. Eleconsiste em um jogo de tabuleiro 3D que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada com a participação de uma turma de alunos do ensino médio.

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Tour virtual do Lab3D

Tour virtual do Lab3D com o dispositivo do Oculus Rift e Leap Motion. O tour disponibiliza todos os projetos desenvolvidos até 2018.
Dispositivos utilizados: Oculus Rift e Leap Motion
Link para o vídeo: http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=nova-versao-tour-lab-3dmp4&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

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Aplicativo de Realidade Aumentada para visitas de surdos em museus

Uma outra pesquisa de mestrado do PPGI/UNIRIO em parceria com o Lab3D e LPM da COPPE desenvolveu um aplicativo que explorou as diretrizes de acessibilidade para dispositivos móveis voltado ao público de surdos através de um estudo de caso no Museu da Geodiversidade da UFRJ (MGEO/IGEO/UFRJ). Utilizou a realidade aumentada para fornecer diferentes tipos de informações (texto em português, conteúdo em Libras, galeria de imagens e animação) sobre uma das salas expositivas do museu (Sala Mares do Passado).

Link para o vídeo:http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=aplicativo-mgeo-interativo&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

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Visita ao Museu de Geodiversidade

Passeio virtual em 360 graus pelo Museu de Geodiversidade da UFRJ, utilizando o Oculus Rift.
Dispositivos Utilizados: Oculus Rift com joystick
Link para o vídeo: http://www.coppetv.coppe.ufrj.br/pages?media=museu-da-geodiversidade-um-passeio-virtual-em-360o&faixa=pesc-coppe-videos-experimentais

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VisitaAR

Aplicativo que foi originalmente desenvolvido em 2020 para reproduzir vídeos em
realidade aumentada sobre a superfície de um cartão de visitas do Lab3D. No entanto, o objetivo
principal era criar uma ferramenta que permitisse aos usuários reproduzir seus próprios vídeos,
gravados durante uma visita ao Lab3D, em vez de se limitar a um vídeo pré-definido. Para
atingir esse objetivo, o aplicativo passou por um processo de modelagem e produção cuidadoso,
visando garantir a melhor experiência possível para o usuário.

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Química

Trabalho de iniciação científica, desenvolvido em 2020, que utiliza a Realidade Aumentada no ensino de
química para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, abordando ligações químicas entre
átomos, formando moléculas.

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Estereoscopia

Trabalho de IC, desenvolvido em 2020, com o objetivo de estudar a tecnologia de estereoscopia
para ajudar no desenvolvimento de programas que utilizem esta tecnologia para visualizar
ambientes tridimensionais e posterior aplicação da tecnologia na ferramenta VisAr3D-Dynamic.

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MGeoEscape

Jogo 3D, desenvolvido em 2021, que foi criado com o objetivo de enriquecer a experiência dos
visitantes durante suas visitas ao museu, tornando-as menos lineares e mais dinâmicas. Para
alcançar esse objetivo, foi utilizada a tecnologia de realidade aumentada. O jogo é baseado no
conceito de “escape room”, com diversos mini-desafios que envolvem a resolução de enigmas e
quebra-cabeças. Para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários, o jogo de forma
colaborativa utiliza a rede local do museu, permitindo que os jogadores interajam com as
exposições e objetos disponíveis.

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