Publicações

Artigos em periódicos:

  • Fernandes, F., Camargo, C., Teixeira, E., Werner, C. “Immersive Learning Frameworks: A Systematic Literature Review”, IEEE Transactions on Learning Technologies, (2023), ISSN 1939-1382.
  • Fernandes, F., C. Werner, C., “A Scoping Review of the Metaverse for Software Engineering Education: Overview, Challenges and Opportunities”, PRESENCE: Virtual and Augmented Reality, (2023), ISSN 1054-7460.
  • Fernandes, F., Castro, D.,  Werner, C., “Immersive Learning Research from SVR Publications: A Re-conduction of the Systematic Mapping Study”, Journal on Interactive Systems, (vol. 13, no. 1, 2022), pp. 205-220, ISSN 2763-7719.
  • Castro, D.; Werner, C., “Reusing and Deriving Games for Teaching Software Reuse”, International Journal on Advances in Software, (vol. 13, no. 3&4, 2020), pp. 207-216, ISSN 1942-2628.
  • Botelho-Francisco, R.E., Daher, F.J., Estrada, S.D., Rocha, C., “RedeIFES: uma perspectiva convergente e viável de uma rede interativa de comunicação horizontal e colaborativa das Insitituições Federais de Ensino Superior do Brasil”, Cadernos de Comunicação, UFSM, v. 20, n. 1, 2016.
  • Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Apoiando a Aprendizagem sobre Sistemas de Grande Escala Através da Visualização 3D”. VirtualReality Journal. , v.6, N.1, p.1-23, 2013.
  • Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Supporting the Comprehension of Complex Software Systems”. Virtual Reality Journal. , v.6, N.2, p.1-17, 2013.
  • Rodrigues, C.S.C., Pinto, R.A.M., Rodrigues, P.F.N. “Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais”. Revista Brasileira de Computação Aplicada. , v.2, p.81 – 95, 2010.
  • Rodrigues, C. S. C., Rodrigues, P. F. N.. “Uma Aplicação da Realidade Virtual para o Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ”. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG). , v.10, p.7 – 16, 2010.
  • Cepeda, R., Murta, L., Werner, C., “Visualizando a Evolução de Software no Desenvolvimento Distribuído“, _INFOCOMP – Journal of Computer Science_, Edição Especial, Novembro 2008, pp. 81-90, Lavras, Universidade Federal de Lavras, ISSN 1807-4545.

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Artigos em Congressos:

  • Castro, D., Xexéo, G., Werner, C. “Extending Educational Games Across Product Lines”, 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts (VJ 2023), Aveiro, Portugal, novembro 2023, pp. 134-149.
  • Rodrigues, C., Nazareth, V., Azevedo, R., Barbosa, P., Werner, C. Unseen: a 3D immersive experience game for visually impaired individuals”, II Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (WIPlay), Maceió, outubro 2023, pp. 13-27.
  • Fernandes, F., Werner, C., Towards a Blockchain-based Software Engineering Education”. In: Colóquio em Blockchain e Web Descentralizada, 2023, Brasil. Anais do I Colóquio em Blockchain e Web Descentralizada (CBlockchain 2023), 2023. p. 25-30.
  • Castro, D. ; Werner, C. “A Multivocal review on derivation games“. In: IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, 2023, Valença. IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, 2023. v. 1. p. 144-149.
  • Castro, D. ; Werner, C.Exploring Product Line Concepts in Game Building“. In: IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, 2023, Valença. IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, 2023. v. 1. p. 150-152.
  • Fernandes, F., Castro, D., Rodrigues, C., Werner, C., “Evaluating User Experience of a Software Engineering Education Virtual Environment”, 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR)Natal, outubro 2022.
  • Fernandes, F., Werner, C., Software Product Line for Metaverse: Preliminary Results”, IEEE Metaverse, Haikou, China, dezembro 2022.
  • Fernandes, F., Castro, D., Rodrigues, C., Werner, C., “Development of the Software Engineering Education Virtual Classroom Prototype: An Experience Report”, 30o Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Niterói, agosto 2022, pp. 85-96.
  • Fernandes, F., Werner, C., “Accessibility in the Metaverse: Are we prepared?”, Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social (WAIHCWS), Diamantina, outubro 2022, pp. 9-15.
  • Castro, D. e Werner, C., “Rebuilding games at runtime”, First International Workshop on Automated Software Engineering for Computer Games (ASE4Games), Melbourne, Australia, novembro 2021, pp.  73-77.
  • Fernandes, F., Castro, D., Werner, C., “A Systematic Mapping Literature of Immersive Learning from SVR Publications”, 23rd Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR)Gramado, novembro 2021, pp. 1-13.
  • Castro, D., Werner, C., “A structured review of game coding through modeling”, XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Gramado, novembro 2021, pp. 1-5.
  • Silva, F., Souza, B., Werner, C., “Catálogo para criação de jogos sérios para sistemas baseados em IoT”, Trilha de Educação do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Gramado, novembro 2021, pp. 1-4.
  • Souza, B. , Werner, C., “Challenges and Opportunities on Using Games to Support IoT Systems Teaching”, Latin American Learning Objects Community (LACLO), Arequipa, Peru, outubro 2021, pp. 1-4
  • Castro, D. e Werner, C., “Systematic Mapping on Software Reuse Teaching”, 12th International Conference on Information and Communication Systems (ICICS), Valencia, Espanha, maio 2021, pp. 257-264.

  • Fernandes, F.; Werner, C., “Supporting Software Engineering Education through Immersive Learning”, SCILE Special Track/7th International Conference of the Immersive Learning (iLRN), pp. 442-444, 2021.
  • Castro, D.; Werner, C., “Unfolding for creation of educational games”, Trilha de Educação do XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Recife, pp. 822-825, 2020.
  • Castro, D.; Costa, D.; Werner, C., “Systematic mapping on the use of games for software engineering education”XXIII Iberoamerican Conference on Software Engineering (CIbSE 2020), Curitiba, Paraná, pp. 512-525, 2020.
  • Castro, D.; Werner, C., “Mapping on the use of games for programming teaching with an emphasis on software reuse”, 6th International Conference on Advances and Trends in Software Engineering (SOFTENG), Lisboa, Portugal, pp. 1-5, 2020.
  • Castro, D.; Arantes, F.; Werner, C., “A tertiary mapping on the use of games for teaching software engineering”, Trilha de Educação do XVIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Rio de Janeiro, pp. 1120-1123, 2019.
  • Castro, D.; Arantes, F.; Werner, C., “Uso de jogos como estratégia de ensino para reutilização de software”, Trilha de Educação do XVIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Rio de Janeiro, pp. 1240-1243, 2019.
  • Fernandes, F.; Werner, C., “Immersive Learning in Object-Oriented Paradigm: A Novel Teaching Method for Fundamental Concepts in Programming”, In: 21st Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), Rio de Janeiro,  pp. 59-68, 2019.
  • Antunes, S.H.M.B.B., Rodrigues, C.S.C, Werner, C., “VMAG 3D – An approach for supporting the comprehension of software system models using motion control in a multiuser 3D visualization environment”. In: VI Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM 2018). São Carlos, , pp. 123-130, 2018.
  • Motta, R., Bonicenha, M., Rodrigues, C.S., Werner, C., “MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality”. In:Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Natal, pp. 316-325, 2018.
  • Fernandes, F. A., Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Dynamic Analysis of Software Systems Through Virtual Reality”. In: 19th Symposiumon Virtual Augmented Reality – SVR 2017. Maringá, pp. 331-340.
  • Costa, G., Schots, M., Oliveira, W.,  Dalpra, H., Werner, C., Braga, R., David, J. , Miguel, M., Stroele, V., Campos, F., “SPPV: Visualizing Software Process Provenance Data”, IV Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM)/ VII Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, Maringá, setembro 2016, pp. 10-21.
  • Fernandes, F. A., Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Avaliação Heurística de um Ambiente Virtual para Análise de Rotas de Execução de Software”. In: IV Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance – VEM 2016. Maringá, p. 1-8.
  • Antunes, S.H.M.B.B., Rodrigues, C.S.C., Werner, C. M. L. “Supporting System Modeling Learning using Gestures for Visualization Control as Method of Immersion“. In:18th Symposiumon Virtual Augmented Reality – SVR 2016. Gramado, 2016, p.1-5.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L., Landau, L. “VisAr3D: an innovative 3D visualization of UML models”. In: 38th IEEE- International Conference on Software Engineering Companion (ICSE’16). Software Engineering Education and Training Track (SEET). 2016, Austin. p. 451-460.
  • Antunes, S.H.M.B.B., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “VMAG – A Tool for Supporting System Modeling Learning using Gestures for Visualization Control”. II FEEC – Fórum de Educação em Engenharia de Computação – V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering. Foz do Iguaçu – PR, 2015, p. 1-8.
  • Schots, M. ; Werner, Claudia . “On Mapping Goals and Visualizations: Towards Identifying and Addressing Information Needs”. In: III Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM)/ VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2015, Belo Horizonte. III Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM)/ VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2015. v. 1. p. 25-32.
  • Vasconcelos, R. ; Schots, M. ; Werner, C. . “On the Use of Context Information for Supporting Software Visualizations”. In: II Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), 2014, Maceió. II Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), 2014. v. 1. p. 54-61.
  • Vasconcelos, R., Schots, M., Werner, C., “An Information Visualization Feature Model for Supporting the Selection of Software Visualizations”,  22nd International Conference on Program Comprehension (ICPC’14), Hyderabad, India, junho 2014, pp. 122-125.
  • Schots, M., Werner, C., “Using a Task-Oriented Framework for the Characterization of Visualization Approaches”, 2nd IEEE Working Conference on Software Visualization, Montreal, Canada, September 2014, pp. 70-74.
  • Vasconcelos, R. ; Schots, M. ; Werner, Claudia . “Recommendations for Context-Aware Visualizations in Software Development”. In: X Workshop de Manutenção de Software – WMSWM’13 / XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2013, Salvador. X Workshop de Manutenção de Software – WMSWM’13 / XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2013. v. 1. p. 1-8.
  • Duque Estrada, S.N. S. Meyer, Rocha, C. ; Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco; Daher, F. “RedeIFES: história, potencialidades e desafios para formação de uma rede convergente e interativa de comunicação horizontal das IFES”. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto, MG. Anais do 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013.
  • Palmieri, M., Schots, M., Werner, C., “ReuseDashboard: Apoiando Stakeholders na Monitoração de Programas de Reutilização de Software”,  Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM)/ IV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, Brasília, setembro 2013, pp. 54-61.
  • Santos, R., Lima, T., Campos, B., Werner, C., “Experiência na Avaliação de Efetividade de um Jogo para Ensino de Conceitos de Requisitos em Sistemas Ubíquos”, XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Campinas, novembro 2013, pp. 935-939.
  • Silva, M. ; Schots, M. ; Werner, C. M. L. “Supporting Software Maintenance Activities through a Software Visualization Product Line Infrastructure”. In: 9º Workshop de Manutenção de Software Moderna – WMSWM’12/XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2012, Fortaleza. 9º Workshop de Manutenção de Software Moderna – WMSWM’12/XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2012. v. 1. p. 1-8.
  • Schots, M. ; Werner, C.; Mendonça, M. “Awareness and Comprehension in Software/Systems Engineering Practice and Education: Trends and Research Directions”. In: 2012 26th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2012, Natal. 2012 26th Brazilian Symposium on Software Engineering. v. 1. p. 186-190.
  • Santos, J. ; Silva, J. ; Vasconcelos, R. ; Schau, W. ; Werner, Cláudia ; Saade, D. “aNa: API for NCL Authoring”. In: XI Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)/Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2012, São Paulo. XI Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)/Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2012. p. 63-66.
  • Vasconcelos, R. ; Werner, C.M.L.; Schau, W. ; Saade, D. ; Amorim, G. . “NCLFORMS: Uma API para desenvolvimento de GUIs em aplicações interativas para TV Digital”. In: XI Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)/Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2012, São Paulo. XI Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)/Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2012. p. 67-70.
  • Lima, T. ; Campos, B. ; Santos, R. ; Werner, C. “UbiRE: A game for teaching requirements in the context of ubiquitous systems”. In: 2012 XXXVIII Conferencia Latinoamericana En Informatica (CLEI), 2012, Medellin. 2012 XXXVIII Conferencia Latinoamericana En Informatica (CLEI). v. 1. p. 1-10.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L.. “Apoiando a Compreensão de Sistemas de Grande Escala Através da Visualização 3D”. In: V Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2012, Natal.V FEES. III Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft). , 2012.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L.. “Making the Comprehension of Software Architecture Attractive”. In: 24th IEEE-CS Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2011, Honolulu. p.416 – 420
  • Santos, R., Werner, C., Costa, H., Vasconcelos, S., “Treating Software Engineering Education Through a Strategy to Support the Management of Learning Objects and Experience Reports”,  23rd International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), Miami, Estados Unidos, julho 2011, pp. 272-275.
  • Werner, C.; Murta, L.; Schots, M. ; Magdaleno, A. ; Silva, M. ; Cepêda, Rafael da Silva Viterbo ; Vahia, C. “EvolTrack: A Plug-in-Based Infrastructure for Visualizing Software Evolution”. In: I Workshop Brasileiro de Visualização de Software/II Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2011, São Paulo. I Workshop Brasileiro de Visualização de Software/II Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2011. v. 1. p. 1-8.
  • Lima, T., Pacheco, B., Santos, R., Werner, C., Limoeiro, F., “Experiência de Projeto e Desenvolvimento de Jogo para Ensino de Engenharia de Requisitos para Sistemas Ubíquos”, XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / XVII Workshop sobre Informática na Escola (SBIE-WIE), Aracaju, novembro 2011, pp. 960-963. 
  • Borges, H., Santos, R., Costa, H., Werner, C., “Um Modelo de Metadados de Objetos de Aprendizagem no Contexto do Ensino de Engenharia de Software”, XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / XVII Workshop sobre Informática na Escola (SBIE-WIE), Aracaju, novembro 2011, pp. 402-405.
  • Lima, T., Pacheco, B., Santos, R., Werner, C., Limoeiro, F., “Desenvolvimento de Jogos e Softwares Educacionais para o Ensino de Engenharia de Software”, X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), Salvador , novembro 2011, pp. 1-4.
  • Schots, M., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L., Murta, L.G.P. “A Study on the Application of the PREViA Approach in Modeling Education”. In: International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC), 2010, Antofagasta. p.96 – 101.
  • Rodrigues, C.S.C.. “VisAr3D: An Approach to Software Architecture Teaching Based on Virtual and Augmented Reality“. In: 32nd International Conference on Software Engineering – Doctoral Symposium, 2010, Cape Town.. Danvers: ACM Inc., 2010. v.2. p.351 – 352.
  • Cepêda, R.S.V.; Magdaleno, A.M.; Murta, L.G.P. ; Werner, C.M.L. “EvolTrack: improving design evolution awareness in software development”. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 16, p. 117-131, 2010.
  • Schots, M., Silva, M., Murta, L., Werner, C., “Verificação de aderência entre arquiteturas conceituais e emergentes utilizando a abordagem PREViA”, 7º Workshop de Manutenção de Software Moderna – WMSWM’10/IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Belém, junho 2010, pp. 1-8.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L.. “Software Architecture Teaching: A Systematic Review”. In: 9th World Conference on Computers in Education (WCCE 2009), 2009, Bento Gonçalves. Proceedings of the 9th World Conference on Computers in Education. Porto Alegre: WCCE 2009 CD editores, 2009. p.1 – 10
  • Schots, M., Santos, R. , Mendonça, A., Werner, C., “Elaboração de um Survey para a Caracterização do Cenário de Educação em Engenharia de Software no Brasil”, II Fórum de Educação em Engenharia de Software, XXIII SBES, Fortaleza, outubro 2009, pp. 57-60.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L.. “VisAr3D: Uma abordagem baseada em Realidade Aumentada para o Ensino de Arquitetura de Software”. In: XII Conferencia Iberoamericana de Ingeniería de Requisitos Ambientes de Software, 2009, Medellín. IDEAS 2009 – XII Conferencia Iberoamericana de Ingeniería de Requisitos Ambientes de Software. Medellín: IDEAS ’09, 2009. p.361 – 372
  • Lin, H., Brito, F., Werner, C., “SISIPTV: Um Sistema de Conferência de Mídia como ferramenta de apoio no Ensino à Distância”, XV Workshop sobre Informática na Escola (WIE), XXIX Congresso da SBC, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, julho 2009, pp. 1605-1614.
  • Rodrigues, C.S.C., Rodrigues, P.F.N., Werner, C.M.L.. “An Application of Augmented Reality in Architectural Education for Understanding Structural Behavior through Models”. In: X Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2008, João Pessoa. Proceedings of the X Symposium on Virtual Reality – SVR 2008. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2008. p.163 – 166

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Capítulos de Livro:

  • Rodrigues, C., Werner, C. “Realidade Virtual e Realidade Aumentada na UFRJ: Experiências no Ensino e na Pesquisa”, Educação, Tecnologia e Cidade: uma experiência interdisciplinar – Vol. IV, C. Rodrigues, C. Werner, T. Egler, Letra Capital, pp. 118-137, 2019.
  • Rodrigues, C. S. C.; Werner, C. M. L.. “Novas propostas e desafios para o Ensino de Arquitetura de Software”, In: Tcnologia na política de educação Vol III.1 ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2017, v.1, p. 83-104.
  • Duque Estrada, S.N. S. Meyer; Rocha, C. ; Rodrigo Eduardo Botelho -Francisco; Daher, F. . “RedeIFES: história, potencialidades e desafios para formação de uma rede convergente e interativa de comunicação horizontal das IFES”. In: / Vitor Barletta Machado; Sandra Rubia da Silva; Alessandra Maia. (Org.). Comunicação e Mídias Digitais: uma perspectiva histórica e contemporânea. 1ed.Volta Redonda: FOA, 2015, v. 1, p. 72-85.
  • Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Apoiando a Aprendizagem sobre Sistemas de Grande Escala Através da Visualização 3D”. In: Pesquisas em realidade virtual e aumentada. 1. ed. Curitiba : Editora CRV, 2014, p. 95-110.
  • Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Realidade virtual e aumentada na Educação“. In: de baixo para cima: política e tecnologia na eduação. 1a e. – Rio de Janeiro : Lera Capital, 2014, p. 135-159.
  • Rodrigues, C. S. C., Werner, C. M. L. “Supporting the Comprehension of complex Software Systems”. In: Research on Virtual Reality: the Contribuition from LAMCE/COPPE/UFRJ and research partners. ed. Curitiba : Editora CRV, 2014, p. 141-152.
  • Rodrigo P. dos Santos, Andréa M. Magdaleno, RODRIGUES, C. S. C., Cláudia M. L. Werner. “Tecnologia da Informação para Rede de Pesquisa”, In: Política Pública, Rede Social e Território”.1 ed.Rio de Janeiro : Letra Capital, 2012, p. 259-288.

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Resumos em Congresso:

  • Silva, T.O., Barbosa, P.G.F., Albuquerque, J.F.P., Castro, A.R.S.F., Rodrigues, C.S.C., Santos, D.D.S.O., Werner, C.M.L. “Realidade Aumentada: Acessibilidade Digital e Comunicacional no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)”. In: 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 8ª Semana de Integração Acadêmica. Caderno de CT de Resumos da 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v.1. p.73.
  • Lacerda, W., Werner, C.M.L., Rodrigues, C.S.C., Castro, A.R.S.F. “Passeio Virtual em 360 graus”. In: 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 8ª Semana de Integração Acadêmica. Caderno de CT de Resumos da 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v.1. p.91-92.
  • Alves, E.E.R., Antunes, S.H.M.B.B., Oliveira, A.G.E.S., Monteiro, L.Sl., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L., Pereira, R.A., Silva, M.S.G. “Elaboração de Perguntas para Utilização em Jogo Eletrônico Educativo para Adolescentes”. In: 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 8ª Semana de Integração Acadêmica. Caderno CCS de Resumos da 39ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v.1. p.376-377.
  • Bonicenha, M.C.L.., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “MetricRA: Realidade Aumentada no Aprendizado de Métricas”. In: 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 7ª Semana de Integração Acadêmica. Caderno de Resumos da 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. v.1. p.1418.
  • Alves, E.E.R., Rodrigues, C.S.C., Pereira, R.A., Fernandes, F.A., Antunes, S.H.M.B.B. Bonicenha, M.C.L., Ferreira, C.C., Paravidino, V., Cunha, D.B., Rodrigues, P.R.M., Monteiro, L.Sl. “Road Map para a Elaboração de um Jogo Eletrônico para Promoção da Alimentação Saudável em Adolescentes”. In: 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 7ª Semana de Integração Acadêmica. Caderno de Resumos da 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. v.1. p.1682.
  • Bonicenha, M.C.L., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Uma Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar a Compreensão de Métricas”. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. v.1. p.565.
  • Palmieri, M.S., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Extensão do Plugin Odyssey-XMI”. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. v.1. p.41 – 41.
  • Palmieri, M.S., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Adaptação do Editor de Arsquitetura de Software do Ambiente Odyssey em Diferentes Níveis de Abstração”. In: XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. v.1. p.449 – 449.

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Resumos Expandidos:

  • Fernandes, F.A., Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Um Ambiente de Realidade Virtual para Apoiar a Compreensão de Aspectos Dinâmicos do Software”. In: II FEEC – Fórum de Educação em Engenharia de Computação – V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering. Foz do Iguaçu – PR, 2015, p. 1-4.
  • Rocha, D.D., Lima, T., Werner, C.M.L., Rodrigues, C.S.C. “ARPostIts: Mobile Application for Agile Software Engineering using Augmented Reality”. In: VII Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2014, Maceió. VII FEES. Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft). , 2014.
  • Werner, C.M.L., Rodrigues, C.S.C., Santos, R.P., Costa, H.L.C., Santo, R.E., Castro, W.S. “Projeto Tec3ES: Tecnologias e Estratégias para Educação em Engenharia de Software”. In: XVII Congresso Iberoamericano de Educação Superior em Computação, 2009, Pelotas/RS. Anais do CIESC’2009. Porto Alegre: SBC e CLEI, 2009.

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Palestras:

  • Lab3D students’ research and work”. 2o Workshop do Projeto Educa 360 na Universidade Federal Fluminense. Em 06/12/2023.  
  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada”, virtualmente para o grupo do Instituto NUTES – 
    Projeto de pesquisa: A Incorporação das Tecnologias de Realidade Virtual em Educação, Ciências e Saúde; e o Desenvolvimento de Experiências Pedagógicas Inovadoras em Ambientes de Metaverso. Em 01/12/2023. 
  • “Ensino de ES no Laboratório de Realidade Virtual”, UNIRIO, julho 2022.

  • “Reutilização de Software e Jogos Sérios”, Instituto Universitário de Lisboa, setembro 2022.

  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada” na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Software V (COS824) para a pós-graduação. Em 06/10/2022. No Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Sob a responsabilidade da professora Cláudia Werner.
  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada” na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Software I (COS824) para a pós-graduação. Em 16/08/2021. No Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Sob a responsabilidade da professora Cláudia Werner.
  • “Ensino de Engenharia de Software no Lab3D” no Instituto Universitário de Lisboa. Em outubro de 2019.
  • “Ensino de Engenharia de Software no Laboratório de Realidade Virtual” na UFMG, Belo Horizonte. Em setembro de 2019. 
  • “Visualização 3-D, animação e convergência digital” na disciplina “Introdução a Engenharia Eletrônica” (registrada no SIGA como História da Tecnologia). Em 05/11/2018. Graduação do Departamento de Engenharia Eletrônica e Computação (DEL/POLI) da UFRJ. Sob a responsabilidade do professor Celso Alexandre Souza de Alvear. No Lab3D – Laboratório de Realidade Virtual. Carga Horária de 4h.
  • “Realidade Virtual e Aumentada” na disciplina “Novas Mídias”. Em 11/10/2018. Graduação de Engenharia Eletrônica Computação (EEL) e Engenharia De Computação e Informação (ECI) da UFRJ. Sob a responsabilidade do professor Edilberto Strauss. No Lab3D – Laboratório de Realidade Virtual. Carga Horária de 4h.
  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada” na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Software II (COS821) para a pós-graduação. Em 13/07/2018. No Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Sob a responsabilidade da professora Cláudia Werner.
  • “Realidade Virtual e Aumentada” na disciplina “Novas Mídias”. Em 05/06/2018. Graduação de Engenharia Eletrônica Computação (EEL) e Engenharia De Computação e Informação (ECI) da UFRJ. Sob a responsabilidade do professor Edilberto Strauss. No Lab3D – Laboratório de Realidade Virtual. Carga Horária de 4h.
  • “Realidade Virtual e Aumentada” na disciplina “Novas Mídias”. Em 24/10/2017. Graduação de Engenharia Eletrônica Computação (EEL) e Engenharia De Computação e Informação (ECI) da UFRJ. Sob a responsabilidade do professor Edilberto Strauss. No Lab3D – Laboratório de Realidade Virtual. Carga Horária de 4h.
  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada” para o Projeto de Extensão para o CEFET/RJ intitulado SEIC – Seminários da Escola de Informática & Computação”. Em 19/09/2017.
  • “Realidade Virtual e Realidade Aumentada” na II Semana da Computação no NCE/UFRJ. Em 16/06/2016.
  • Palestra “Visualização e Interação no Desenvolvimento de Software: Visão 2040 (2020?)”, Workshop com Universidade e Empresas no tema: Aplicação da Visualização Científica às Geociências”, Petrobras-CENPES, setembro 2016
  • Palestra “Visualização e Interação no Desenvolvimento de Software: Visão de Futuro”, Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, novembro 2016
  • Palestra “Visualização de Software e Interação com Redes Sociais”, VI Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), São Paulo, julho 2017
  • Palestra “Visualização e Técnicas de Interação no Desenvolvimento de Software”, V Workshop sobre Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), Fortaleza, setembro 2017
  • Palestra “Atividades de Pesquisa no Laboratório de Realidade Virtual da COPPE/UFRJ”, IFF-Campos, setembro 2013
  • Palestra Convidada “Awareness and Comprehension in Software/Systems Maintenance Practice”,WMSWM/SBQS, Salvador, junho 2013
  • Tutorial Selecionado “Explorando o Intangível: Um Panorama da Visualização de Software e suas Aplicações”, III Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), Natal, setembro 2012 (co-autor: Marcelo Schots)
  • Palestra “Tecnologia 3D e a Engenharia de Software”, Semana Eletrônica, UFRJ, maio 2012 (co-autor: Claudia Rodrigues)

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Relatórios Técnicos:

  • Schots, M., Werner, C., “A Quasi-Systematic Review on Software Visualization Approaches for Software Reuse“, Relatório Técnico do Programa de Eng.de Sistemas e Computação, ES-748/14, 2014.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Uma Revisão Sistemática sobre as Iniciativas Realizadas no Ensino de Arquitetura de Software”, CPPE/UFRJ, 2009.
  • Rodrigues, C.S.C., Werner, C.M.L. “Realidade Aumentada e Engenharia de Software”, COPPE/UFRJ, 2008.

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Projetos de Iniciação Científica:

  • Thiago Silveira Nobre. Explorando jogos de forma produtiva: uma nova realidade. 2022-atual. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Vitoria Maria Nazareth de Almeida. Explorando jogos de forma produtiva: uma nova realidade. 2022-atual. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Ramon Oliveira de Azevedo. Jogo sério baseado em tecnologia imersiva 3D para deficientes visuais. 2021-2022. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Luiz Henrique Gopfert Palhano Leal. Áudio 3D como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. 2020-2021. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • João Seda. Áudio 3D como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. 2020-2021. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Horácio Macêdo. . Aplicativo para o auxílio do ensino de química, usando Realidade Aumentada. 2020. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Gabriel de Avila Garrido. Visualização Estereoscópica de Modelos UML. 2019. Iniciação Científica – COPPE/UFRJ.
  • Mateus de Almeida Villas Boas. Tour Virtual 360 graus na Web. 2018. Inciação científica – COPPE/UFRJ.

  • William Sahler Lacerda. “Visualização 3D de Métricas Dinâmicas de Software”. 2016. Iniciação científica – COPPE/UFRJ
  • Mario Cesar Lestro Bonicenha. “Uma Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar a Compreensão de Métricas”. 2015. Iniciação científica – COPPE/UFRJ
  • Camila Carvalho Ferreira. “Realidade Virtual e Aumentada aplicada em jogos”. 2015. Iniciação científica – COPPE/UFRJ
  • Fabio Olivira Baptista da Silva. “LAB3Dtour: Aplicativo sensível ao contexto para guia de visita”. 2013. Iniciação científica – COPPE/UFRJ
  • Marcelo de Sousa Palmieri.”Extensão do plugin Odyssey-XMI”. 2009. Iniciação científica (Ciência da Computação) – COPPE/UFRJ
  • Marcelo de Sousa Palmieri. “Adaptação do Editor de Arquitetura de Software do Ambiente Odyssey em Diferentes Níveis de Abstração”. 2008. Iniciação científica – COPPE/UFRJ

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Projetos Finais de Curso:

  • Yuri Fernandes. “uMAM: Uma Proposta de MAM Aberto”, 2019. Monografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola Politécnica. Orientadores: Cláudia Werner e Sérgio Meyer.
  • Bruno Dias Martins. “Aplicações de Realidade Aumentada e Virtual para Auxiliar a Educação”. 2018. Monografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola Politécnica. Orientadores: Cláudia Werner e Claudia Susie C. Rodrigues.
  • Sergio Henriques Martins Bareto Bento Antunes. “VMAG – Uma Ferramenta para o Apoio à Visualização de Modelos de Sistemas Através de Gestos”. 2015. Monografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola Politécnica. Orientadores: Cláudia Werner e Claudia Susie C. Rodrigues.
  • Renan Ribeiro de Vasconcelos. “NCLFORMS: Uma API para Desenvolvimento de GUIS em Aplicações Interativas de TV Digital“. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação e Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadores: Cláudia Maria Lima Werner e Wagner Schau de Castro.
  • Marlon Alves da Silva. “IAVENS: Infra-estrutura de Apoio à Visualização da Evolução de Métricas de Software”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Cláudia Maria Lima Werner.

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Dissertações de Mestrado:

  • Diego Cardoso Borda Castro. Dissertação de mestrado sob o título: Uso de Jogos como Estratégia para o Ensino de Reutilização de Software. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Orientadora: Cláudia Maria Lima Werner, 2020.
  • Sergio Henriques M. B. Bento Antunes. Dissertação de mestrado sob o título: VMAG3D: Apoio à Compreensão de Modelos de Sistemas de Software utilizando o Controle por Gestos em um Ambiente Multiusuário de Visualização 3D. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Orientadoras: Cláudia Maria Lima Werner e Claudia Susie C. Rodrigues, 2018.
  • Filipe Arantes Fernandes. Dissertação de mestrado sob o título: VisAr3D-Dynamic: Uma Abordagem para Apoiar a Compreensão do Comportamento Dinâmico de Software por meio de Realidade Virtual. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Cláudia Maria Lima Werner e Claudia Susie C. Rodrigues, 2017.
  • Francisco Santana Jr., “EvolTrack-Process: Uma ferramenta para visualização e acompanhamento da colaboração em processos de software”, COPPE/UFRJ, abril 2015 (Orientação: Cláudia Werner e Andréa Magdaleno).
  • Renan Vasconcelos, “Uma Abordagem Sensível ao Contexto para Visualização de Informação: Um Exemplo em Cenários de Desenvolvimento de Software”, COPPE/UFRJ, abril 2015 (Orientação: Cláudia Werner)
  • Rafael Cepêda. “VIEWS: Combinando Visões de Software no Desenvolvimento Distribuído” . 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Maria Lima Werner.
  • Marcelo Schots de Oliveira. “PREViA: Uma Abordagem para a Visualização da Evolução de Modelos de Software“. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Claudia Maria Lima Werner e Leonardo Gresta Paulino Murta.

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Exames de Qualificação:

  • Diego Cardoso Borda Castro. “Explorando conceitos de linha de produto na construção de jogos”. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2022.

  • Filipe Arantes Fernandes. ”iSEE: Uma Proposta para Apoiar a Educação de Engenharia de Software por meio da Aprendizagem Imersiva”. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2020.
  • Marcelo Schots de Oliveira. “On the Use of Visualization for Supporting Software Reuse“. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014.
  • Claudia Susie Camargo Rodrigues. “VisAr3D: Uma Abordagem Baseada em Realidade Virtual e Aumentada para o Ensino de Arquitetura de Software“. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2009.

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Teses de doutorado:

  • Filipe Arantes Fernandes. “MetaSEE: An Approach to Enable the Metaverse-based Software Engineering Education”. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Orientadora: Cláudia Maria Lima Werner, 2023.
  • Marcelo Schots de Oliveira. “On the Use of Visualization for Supporting Software Reuse”. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Maria Lima Werner.
  • Claudia Susie Camargo Rodrigues. “VisAr3D: Uma Abordagem Baseada em Tecnologias Emergentes 3D para o Apoio à Compreensão de Modelos UML”. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Orientadora: Cláudia Maria Lima Werner, 2012.

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