Disciplinas

O Lab3D oferece a disciplina “Introdução à Realidade Virtual e Aumentada” com uma certa regularidade.

 

Objetivo da disciplina: Oferecer aos alunos uma introdução sobre os conceitos fundamentais de tecnologias avançadas 3D como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada para o desenvolvimento de competências nos estudos mais avançados da área e para a capacitação ao realizar trabalhos ilustrativos das metodologias estudadas.

Objetivos Específicos:

  • definir e diferenciar os tipos de Realidade Virtual e Aumentada existentes;
  • conhecer os dispositivos e ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada;
  • construir aplicações específicas no decorrer do curso e na vida profissional.

Metodologia de Ensino: A metodologia é baseada em aulas expositivas e acesso a Ambiente de apoio à aprendizagem colaborativa à distância (Moodle[1]). Para fixação dos tópicos estudados, os alunos recebem, ao longo do curso, tarefas que são postadas em fórum online para acesso de todos os alunos, contribuindo de forma colaborativa com seus conhecimentos específicos. São realizadas aulas práticas nos laboratórios, envolvendo diferentes dispositivos, incluindo aqueles não convencionais. Há também, momentos de visitas aos laboratórios parceiros com a intenção de troca de informações e acessos a diferentes tipos de equipamentos. Por fim, são desenvolvidos projetos individuais ou em grupos para fixação dos conteúdos.

Critérios de Avaliação de Aprendizagem: A avaliação é realizada através de participação, prova e trabalhos individuais ou em grupos, em temas envolvidos com o programa, bem como entrega de relatório final com vídeo da aplicação funcionando.

Ementa: Apresentação do Curso e Motivação, Visão Geral, Histórico de RV e RA, Conceitos básicos, Características gerais, Fundamentos de RV e RA, Dispositivos de Entrada e Saída, Interação em Ambientes Virtuais, Estereoscopia, Aplicações de RV e RA, VRML e Unity3D.

Esta disciplina foi ministrada em quatro momentos: 2014.1, 2016.1, 2016.2, 2018.1, 2020.1 e 2022.2.

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[1] http://moodle.org

Graduação

2014.1:

  • 14 alunos de graduação do curso de Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Escola Politécnica da UFRJ (Poli).
  • projeto final de curso
  • iniciação científica
  • aluno de mestrado com o tema da dissertação “VMAG 3.0 – Suporte à Visualização 3D de Modelos de Sistemas Através de Interfaces Multimodais e Multiusuários”, trabalhando com Kinect e Realidade Virtual.
  • Trabalhos dos alunos

2016.1:

  • 22 alunos também de graduação, no entanto, continha 15 alunos da ECI e 7 alunos da Escola de Belas Artes (EBA).
  • Trabalhos dos alunos

2018.1:

2020.1:

  • Interrompido pela Pandemia.

2022.2

Mestrado/Doutorado

2016.3:

  • 9 alunos de pós-graduação do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE. Os trabalhos finais tinham como enfoque principal o desenvolvimento de aplicações voltadas para o ensino de Engenharia de Software, RV e RA.
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